O Memcached é um sistema de armazenamento em cache de alto desempenho usado principalmente para acelerar sites que utilizam banco de dados, mas que também apresenta bons resultados para armazenar objetos de qualquer tipo.

O Memcached é executado diretamente na memória ram do servidor, fazendo com que sua execução seja extremamente rápida, já que não precisa gravar dados no disco.

Quase todo CMS popular possui um plug-in ou módulo para aproveitar o Memcached, e muitas linguagens de programação possuem uma biblioteca Memcached, incluindo PHP, Perl, Ruby e Python.

Antes de começar…atenção:

  • As instruções a seguir são exclusivas para instalação do Memcached em servidores Linux que utilizam o CentOS 7.

  • Para realizar os procedimentos é necessário ter acesso a um terminal e estar logado como root no servidor.

Etapa 1: Instalando o Memcached

Limpe yum utilizando o seguinte comando:

yum clean all

Atualize os pacotes:

yum -y update

Instale o memcached com o comando a seguir:

yum -y install memcached


Etapa 2: Configurando o Memcached

É necessário abrir o arquivo configuração padrão do memcached para verificarmos se está tudo correto. Faça isso utilizando o comando abaixo:

nano /etc/sysconfig/memcached

Queremos que o arquivo tenha a configuração a seguir. Para tal, edite as linhas de modo que fique igual a imagem. Abaixo da imagem está a configuração completa. Se preferir, copie e cole no seu arquivo.

Deixe seu arquivo exatamente como a imagem acima.

PORT=”11211″
USER=”memcached”
MAXCONN=”20000″
CACHESIZE=”4096″
OPTIONS=”-s /tmp/memcached.sock -a 0777″

Importante: O CACHESIZE é a quantidade máxima de memória ram que pode ser utilizada pelo Memcached. No exemplo desse post, estamos utilizando um servidor com 16gb de memória ram, e por isso utilizamos 4gb de memória ram no Memcached (4096). Ajuste conforme a realidade do seu servidor. É recomendável utilizar no máximo 50% da memória ram disponível.

Em seguida, saia do arquivo e salve as modificações. Para sair, utilize o atalho CTRL + X. Na sequência, reinicie o memcached:

systemctl restart memcached

systemctl start memcached


Etapa 3: Configurando o Memcached para iniciar junto com o servidor

O comportamento desejável é que o memcached seja iniciado automaticamente quando o servidor for iniciado. Para isso, utilize o seguinte comando:

systemctl enable memcached

Para confirmar se o memcached está em execução, utilize o seguinte comando:

systemctl status memcached

Após a execução do comando anterior, você deverá ver uma resposta como a imagem a seguir, confirmando que seu memcached está em execução:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui